terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sobre uma de suas obras

Bacon fala no livro da divisão da FILOSOFIA que é DIVINA, NATURA e HUMANA. No que toca a filosofia divina - Bacon- não vê grandes falhas somente chama a atenção para os excessos de fantasias e recomenda não misturar o conhecimento teológico do filosófico.
Por sua vez, a FILOSOFIA NATURAL divide-se em ESPECULATIVA, OPERATIVA e RELATÓRIO DE PESQUISA. A filosofia especulativa divide-se em FÍSICA e METAFÍSICA, esta divide-se em MATEMÁTICA que divide-se em matemática MISTA e PURA. A parte OPERATIVA divide-se em 3 partes: EXPERIMENTAL, FILOSÓFICA e MÁGICA. E, por fim, os relatórios de pesquisa que servem para registrar as DÚVIDAS e as AFIRMAÇÕES; as dúvidas são de 2 tipos: PARTICULARES e GERAIS.
A FILOSOFIA HUMANA é dividida em 2 partes a PARTICULAR (estuda o homem isoladamente), e a CONJUGADA (estuda o homem em sociedade). A filosofia humana particular diz que o homem é CORPO e MENTE; o corpo possuem as qualidades da SAÚDE, BELEZA, FORÇA e PRAZER. A mente possui a sua NATUREZA e as suas FUNÇÕES (ou faculdades). As funções são RACIONAL e MORAL; à função racional: INVENTAR, JULGAR, LEMBRAR e TRANSMITIR. Quanto a natureza da mente (e não alma) é dividida em FASCINAÇÃO e ADIVINHAÇÃO; a adivinhação em RACIONAL e EXPERIMENTAL. 

8 comentários:

  1. O livro foi publicado em 1605.

    Camila Amorim

    ResponderExcluir
  2. O livro também fala sobre o estabelecimento das bases para uma reforma radical do conhecimento, tendo como objetivo o progresso social. A obra mapeia o estado da ciência da época e aponta obstáculos que precisavam ser removidos para garantir seu avanço.

    Ana Paula Mascarenhas
    1º ano A

    ResponderExcluir
  3. aponta também o poder de intervenção na Natureza para explorar suas possibilidades como o melhor caminho para o desenvolvimento. Na época, o conhecimento não era considerado algo que progredisse com o passar do tempo. Acreditava-se que aquilo que existia para ser conhecido já havia sido escrito pelos autores clássicos da Antiguidade.

    Brunna Damião
    1º Ano A

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. É um clássico da teoria do conhecimento. Nesta obra Francis Bacon demonstra a história do progresso científico, mostrando a condição do conhecimento na época (1605), apontando as barreiras e algumas formas de quebrá-las.

    ResponderExcluir
  6. Neste livro Francis Bacon faz um resumo do conhecimento de seu tempo apontando as falhas para que a posteridade possa corrigi-las,Bacon influenciou a psicologia ao argumentar que todas as ideias são o produto da sensação e da reflexão. Contestou a afirmação medieval de que a verdade poderia ser elucidada através de pouca observação e muito raciocínio. Seu método era a observação dos fatos através do raciocínio indutivo. A obra de Bacon influiu também na fundação, 1622, de uma "sociedade secreta" que se reunia para a experimentação científica.

    Aluna: Maria Clara Lessa
    1°ano A

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem. Os parágrafos acima resumem todo este livro, e a leitura pormenorizada do livro é indispensável para aqueles que querem conhecer melhor o filósofo Francis Bacon. Podemos ver que Bacon, diferencia-se de René Descartes pelo fato de Descartes dizer que o homem conhece melhor a alma do que seu corpo.

    Asafe Reuel
    1° Ano A

    ResponderExcluir
  8. Lucky Club Casino Site: The best online gambling
    Lucky Club is one of the largest online gambling sites on the market, and luckyclub has become the most trusted site for all sports lovers around the world.

    ResponderExcluir